top of page

Conheça três verdades sobre o medo de falar em público

Atualizado: 13 de dez. de 2022



Centenas de milhares de pessoas são terrivelmente dominadas pelo medo, talentos são literalmente enterrados, ideias não são postas em prática e projetos não saem do papel. Muitas pessoas perdem oportunidades porque tem medo de expor suas ideias, medo do julgamento ou da reprovação.

Saiba como superar o medo de falar em público.

O medo não necessariamente é ruim

O medo nos acompanha desde a origem da humanidade, serve de alerta e muitas vezes é uma questão de sobrevivência. O grande problema é quando o medo se transforma em pavor e te faz paralisar.


Conheça três verdades sobre o medo de falar em público

A primeira verdade pode trazer um certo alívio, a segunda verdade um certo conforto e a terceira verdade sobre o medo de falar em público, vai te ajudar a agir.

· 1ª Verdade: Você não é a única pessoa que tem medo de falar em público;

· 2ª Verdade: Ficar nervoso é absolutamente normal;

· 3ª Verdade: É possível controlar o nervosismo.


1ª Verdade: Você não é a única pessoa que tem medo de falar em público

Fique tranquilo, você não é a única pessoa que tem medo de falar em público.

Uma pesquisa realizada em 2015 no Reino Unido com 3 mil pessoas, aponta que 41% dos entrevistados têm medo de falar em público. No Brasil 60% dos brasileiros têm pavor de se expor e falar em público.

O medo de falar em público é disparadamente um sério problema para quem quer comunicar suas ideias e crescer no mundo dos negócios. Isso tem impedido muitas pessoas de crescerem em suas carreiras e se desenvolverem, fazendo com que elas se fechem numa concha e não exponham suas ideias.

Você já perdeu oportunidades de emprego ou de negócios, já presenciou outras pessoas crescerem enquanto você ficou para trás? Se isso acontece, possivelmente é porque você tem medo de expor suas ideias, tem medo do que as pessoas vão pensar de você ou da reprovação. Não fuja ou lute contra seus medos, trabalhe para superá-los. Seja você a melhor versão de si mesmo.


2ª Verdade: Ficar nervoso é absolutamente normal

Você com certeza conhece grandes oradores, pessoas que têm facilidade com a comunicação. Eu posso garantir para você que todas, absolutamente todas as pessoas que dominam a arte da comunicação, em algum momento já ficaram com medo ou receio de falar em público.

Ficar nervoso é absolutamente normal, nosso corpo quando passa por uma carga muito forte de estresse começa a se preparar. É como se fosse uma descarga de adrenalina, em seguida ela começa a baixar, você já está pronto para encarar os desafios. Respire fundo, controle o nervosismo e mantenha a calma.

Imagine que você esteja numa sala com ar condicionado, se tiver frio ou quente, o controle está na sua mão, ajuste a temperatura para que fique ideal para você. Controle a situação, você não precisa ter medo do julgamento ou do que as pessoas vão pensar, ou falar de você.

Criamos fantasmas na nossa mente e pensamos em situações desagradáveis que muitas vezes jamais acontecerão. Se controle, respire fundo que tudo vai dar certo.


3ª Verdade: É possível controlar o nervosismo

Aja como se tivesse coragem e você vai perceber que já tem, tudo é uma questão de programação mental.

A diferença entre os que ficam nervosos antes de falar em público e não falam, com os que ficam nervosos e falam, é que os últimos conseguem controlar o nervosismo. A boa notícia ou o alento, é que você também pode.

Se preparar mental e fisicamente é muito importante, o nervosismo pode até não desaparecer, mas é possível mantê-lo dentro de níveis aceitáveis, isso vai fazer com que você tenha mais segurança.

Você pode estar pensando, eu sou diferente, claro que você é diferente. Você deve estar pensando, eu não consigo.

Se você acha que pode ou que não pode, de qualquer forma você está certo. Eu acredito que você pode, acredite em você também.

O mito

Existe um mito que algumas pessoas nascem com o dom da oratória, falar bem em público é uma habilidade e como todas as habilidades podem ser aprendidas.

Você não precisa ser um exímio orador para comunicar suas ideias, comunicação é tornar comum, primeiro você precisa prender a atenção das pessoas, ser compreendido, fazer com que a sua mensagem entre no coração das pessoas e por fim persuadir, convencer alguém a agir segundo o seu ponto de vista.

Como eu disse, muitas pessoas que hoje dominam a arte de falar em público, já tiveram algum receio ou medo de falar em público. Então qual é a diferença?

A diferença é que essas pessoas conseguiram desenvolver a técnica, conseguiram desenvolver suas habilidades e você sabe que as habilidades podem ser desenvolvidas.

Como superar o medo de falar em público

O antídoto é o próprio veneno

Só existe uma forma de você superar o medo de falar em público, é justamente falando em público. Não lute contra o medo, quanto mais você luta contra uma coisa, mais ela se fortalece.

O antídoto é o próprio veneno, se você tem medo de falar em público, como vai superar? Simplesmente falando em público. É preciso se empenhar, utilizar as ferramentas adequadas e manter o foco naquilo que verdadeiramente importa. Mantenha o foco no seu objetivo de falar em público, em comunicar suas ideias, mantenha o foco em dar um show.

Você pode e deve ter pessoas em quem se inspirar, mas não se compare com elas.


Seja você a melhor versão de si mesmo.


Conheça o curso Comunicação com Excelência





bottom of page