top of page

A ferramenta

Atualizado: 13 de dez. de 2022



“Todo aquele que aprendeu a falar, também é capaz de aprender a falar em público, basta querer”.

Existe uma ferramenta que acompanha a humanidade desde os primórdios dos tempos, no passado ela teve importante papel no processo evolutivo da humanidade. Desde sempre sua utilização é responsável pelo sucesso daqueles que têm domínio pleno desta ferramenta. Homens e mulheres que conseguem utilizá-la corretamente realizam grandes feitos. Afinal de contas, que ferramenta é essa? Essa ferramenta é a comunicação.


Comunicação

Comunicação significa partilhar, participar algo, tornar comum. Por meio da comunicação é possível compartilhar informação. Para que haja entendimento é preciso estabelecer uma linguagem mais próxima possível da realidade das pessoas.


Necessidade humana

A comunicação é uma necessidade humana, se comunicar é vital para o desenvolvimento humano e essencial na vida em sociedade.

Desde que nascemos estamos nos comunicando. O choro da criança ao nascer é uma das mais fortes expressões da comunicação humana, além de sinalizar a chegada ao mundo de um novo ser, o choro é uma súplica do bebê: “preciso de cuidados”. Mesmo não sabendo falar, a criança comunica suas necessidades por meio do choro, o que é crucial para sua sobrevivência, saúde e desenvolvimento.


Formas de comunicação

Desde quando ensaiamos as primeiras palavras na infância, do momento que acordamos até a hora de dormir, seguimos falando. Mas a comunicação vai além da fala. Basicamente existem três formas de comunicação:

  • Visual;

  • Oral;

  • Escrita.

Comunicação visual

Como o próprio nome já diz, a comunicação visual utiliza-se elementos visuais, como símbolos, imagens, formas, desenhos, vídeos e cores, eles ajudam a transmitir informações de forma rápida e fácil.

O principal objetivo da comunicação é transmitir uma mensagem. A espécie humana está em constante evolução, na pré-história o homem já se comunicava através de símbolos, desenhos e gestos, portanto o componente visual sempre teve um papel fundamental na comunicação. Até hoje fazemos uso de símbolos para nos comunicar.

Os desenhos rupestres do período paleolítico encontrados nas cavernas, nos dão uma amostra de como nossos antepassados se comunicavam. É possível deduzir que naquela época já haviam “professores” ou “líderes” ensinando o que e como caçar, mostrando os perigos e o que se podia encontrar pela frente, tudo isso sem o uso da fala.

Houve uma evolução significativa no processo de comunicação, mas ainda hoje nós fazemos uso de símbolos e imagens para nos comunicar. Um exemplo disso são as placas de trânsito, elas nos ensinam o que é proibido e o que é permitido.


Comunicação oral

A comunicação oral é uma das mais importantes formas de comunicação, mas como vimos não é a única. Com a revolução cognitiva, nossa espécie deu um importante passo no processo evolutivo, graças a ela houve o surgimento de novas formas de comunicação, o que deu ao homem a capacidade de transmitir, receber, armazenar e processar informações.

Comunicação significa partilhar, participar algo, tornar comum. Com o desenvolvimento da língua falada começou-se o aprimoramento do aprendizado e a troca de conhecimento, principalmente por meio da transmissão oral.

Nossos antepassados utilizavam a transmissão oral para contar histórias, mitos e lendas. Contar histórias é uma das mais importantes formas de conectar pessoas, o cinema faz isso e a televisão também. Por meio das histórias é possível educar, ensinar e entreter. A comunicação oral é uma das grandes revoluções da nossa espécie.

Ao longo do tempo a comunicação oral foi evoluindo, estruturada e aprimorada, com destaque para a retórica e a oratória.


Comunicação escrita

A escrita surgiu na Idade Antiga, estima-se que por volta de 3.500 a.C. com os sumérios. Foi um importante divisor para a humanidade, considera-se pré-história o período que antecede o surgimento da escrita e a partir dela o homem passa a registrar a história.

Um exemplo da utilização da escrita na antiguidade é o Código de Hamurabi, conjunto de leis que vigorou na Mesopotâmia, quando Hamurabi governou o primeiro império babilônico, entre 1792 e 1750 a.C.

Também os egípcios tiveram importante contribuição para a humanidade com o uso dos hieróglifos, uma espécie de escrita por meio de símbolos.

Atribui-se aos fenícios a criação do alfabeto. Do papiro ao pergaminho a comunicação escrita evoluiu com o uso do papel.


A imprensa

Por volta do ano de 1430, Johannes Gutenberg cria a máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, seu invento é considerado um dos mais importante do seu tempo e teve relevante papel no desenvolvimento da Renascença, Reforma Protestante e na Revolução Científica, contribuindo de forma significativa na disseminação do conhecimento.


Comunicação instantânea

Atualmente estamos vivendo a era da comunicação instantânea, as mensagens nos chegam a todo momento, pelo celular, computador ou pela televisão. Com a internet e o uso das três formas de comunicação, visual, oral e escrita é possível transmitir sua mensagem de uma forma muito mais dinâmica.


Se temos a capacidade de falar do momento em que acordamos, até a hora de dormir, se temos a habilidade nata de comunicação, por que existem pessoas que têm medo de falar em público e outras que conseguem a excelência na comunicação? Seria um dom?


Conheça o curso Comunicação com Excelência



Comentarios


bottom of page