top of page

Semelhança entre Elon Musk e o vendedor de sapatos

No artigo de hoje trago a semelhança entre Elon Musk e o vendedor de sapatos. Você já deve ter ouvido falar dele, fundador da SpaceX e da Tesla Motors, Musk começou o ano muito bem, seu patrimônio líquido ultrapassou US$ 185 bilhões, cerca de R$ 1 trilhão.

Musk nasceu em 1971, vai completar 50 anos em 28 de junho, é Sul-africano, tem cidadania Canadense e Americana.

Mas afinal, quais as semelhanças entre Elon Musk e o vendedor de sapatos?

Uma indústria de sapatos pretendendo expandir seus negócios para outros continentes, enviou um vendedor para a África com o objetivo de fazer uma pesquisa de mercado naquele país. Passado algum tempo ele achou estranho ao perceber que muitas pessoas não usavam sapatos.

Ele retorna e apresenta seu relatório que resumidamente constava o seguinte: “Não há como fazer negócios naquele país, porque simplesmente as pessoas não usam sapatos”.

O dono da empresa, não satisfeito com o resultado da pesquisa, envia um segundo vendedor.

O segundo vendedor passa algum tempo no país, observou atentamente os costumes e as tradições daquelas pessoas, ao retornar apresenta seu relatório com todo entusiasmo dizendo o seguinte: O país apresenta grande oportunidade de negócios porque as pessoas não usam sapatos”.

Enquanto o primeiro encontrou problema, o segundo vendedor enxergou oportunidade. Essa é uma das semelhanças entre Musk e o vendedor de sapatos, enxergar oportunidades de negócios onde as pessoas só veem dificuldades.

Claro que não é somente essa semelhança entre Musk e o vendedor de sapatos, ou entre Musk e as pessoas bem-sucedidas. Ele trabalha 120 horas por semana, mas não é só isso, em entrevista a Justin Rowlatt da BBC News, Elon Musk revela seis dicas importantes para o sucesso no mundo dos negócios:


1. Não se trata de dinheiro

Ele não tem nada contra a busca pela riqueza "se for feita de maneira ética e correta", mas disse que não é isso que o move e alerta, é importante fazer bom uso do dinheiro e não ter medo de investir em seus sonhos.


2. Corra atrás de suas paixões

Inspirado pelos livros e filmes que consumia quando criança na África do Sul, Musk se considera mais um engenheiro do que um investidor, é motivado por resolver problemas e focado no que ele considera como importante.


3. Não tenha medo de pensar grande

Elon Musk é audacioso. Ele quer revolucionar a indústria automobilística, colonizar Marte, construir trens super-rápidos em túneis a vácuo, integrar inteligência artificial aos cérebros humanos, dentre outros.


4. Esteja pronto para assumir riscos

Elon Musk correu mais riscos do que a maioria. Suas novas empresas enfrentaram todos os tipos de problemas iniciais. Os três primeiros lançamentos da SpaceX falharam e a Tesla teve todos os tipos de problemas de produção, de cadeia de suprimentos e de design.

Musk ficou endividado e teve que pedir dinheiro emprestado a amigos para pagar suas despesas, ainda assim não tinha medo de falir.


5. Ignore as críticas

Ele ignorou seus detratores e seguiu em frente, mantendo o foco nas suas ideias e naquilo que considera realmente importante.


6. Divirta-se

A vida não é só trabalho, mas quando você faz aquilo que você gosta, não é trabalho é diversão.


Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/bbc/2021/01/08/seis-segredos-para-o-sucesso-de-elon-musk-o-homem-mais-rico-do-mundo.htm


Assista o vídeo


Baixe agora o e-Book:

NÃO HÁ NADA DE ERRADO SE VOCÊ NÃO QUER FALAR EM PÚBLICO

Grátis por tempo limitado!


bottom of page