“Não alimente o seu carcereiro. A pior prisão é aquela que você constrói em si mesmo”.
Costumamos culpar as circunstâncias e as outras pessoas pelos nossos resultados, quando na verdade o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso é você mesmo. É preciso que você tome consciência da responsabilidade de sua própria vida.
É provável que você ouça vozes internas dizendo que você não é capaz, que tudo isso não vale a pena, que é melhor desistir. Silencie o diálogo interno, diminua a voz até que ela desapareça. Se ainda sim persistir, substitua por frases como:
EU SOU CAPAZ, VALE A PENA CONTINUAR, EU VOU CONSEGUIR ou TUDO VAI DAR CERTO.
Também é comum não nos acharmos merecedores de nossas conquistas, isso é autossabotagem. Relembre uma experiência que te deixou muito feliz, ou que você ficou verdadeiramente motivado por ter concluído, é esse estado emocional que você vai incorporar quando você se sentir desmotivado.
O medo não necessariamente é ruim, ele nos acompanha desde a origem da humanidade, serve de alerta e muitas vezes é uma questão de sobrevivência. O grande problema é quando o medo se transforma em pavor e te faz paralisar.
“Quanto mais você luta contra uma coisa, mais ela se fortalece”.
Quando você está preocupado em não se atrasar, o foco está justamente no problema, e o que normalmente acontece? Você acaba se atrasando.
Imagine que você está com medo de falar em público, começa a se sentir ansioso, seu coração palpita, a garganta fica seca com dificuldade de falar, perde o raciocínio, seu sistema digestivo se altera e você fica paralisado.
Mude o foco! Muitas vezes estamos tão mergulhados no problema que não enxergamos a solução.
Primeiro passo é o autocontrole, respire fundo, substitua o medo de falar em público pela vontade de transmitir sua mensagem. Altere seu estado emocional para o padrão desejado. Exemplo: encantar as pessoas com sua apresentação, dar um show.
Seu maior desafio é vencer a si mesmo, você é seu principal aliado, mas também pode ser seu pior inimigo. Por isso é tão importante conhecer a si mesmo.
Commentaires