top of page

Como venci o medo de falar em público

Atualizado: 28 de dez. de 2020


Quem me ver hoje fazendo palestras, escrevendo, aprendendo e ensinando, não sabe o quanto foi difícil chegar até aqui.

Eu sou uma pessoa igual a todas as outras, tenho medos, defeitos e dificuldades, mas também tenho meus anseios, sonhos e objetivos.

Ao longo de minha existência, tive que transformar deficiências em habilidades para superar os desafios impostos pela escola da vida. Isso só foi possível depois que passei a me conhecer melhor, o autoconhecimento é fundamental.

Desde sempre tive dificuldades de aprendizado, tenho que me esforçar muito mais que as outras pessoas para aprender, o que acabou se transformando em habilidades que muito têm me ajudado até hoje.

Falta de concentração e de foco também são deficiências que tive que superar. Iniciei vários projetos que não foram concluídos, livros que comecei a ler e não terminei e ideias que não formam postas em prática, são apenas alguns exemplos. Mais uma vez tive que transformar deficiências em habilidades, redobrando a atenção, com muita disciplina, empenho, persistência e foco total no que precisa ser feito.

Quanto mais complexa for a atividade, mais tenho dificuldade de concentração, para conseguir realizá-la tenho que me desligar do mundo e fazer uma coisa de cada vez, até o fim, só depois inicio uma nova atividade ou projeto.

O medo de falar em público foi uma das mais incômodas deficiências que tive até hoje, e mais uma vez trabalhei para superá-lo.

Tudo começou a mudar quando passei a trabalhar com vendas, graças a essa honrosa profissão, tive a oportunidade de participar de diversas palestras, treinamentos e cursos com os mais renomados mestres da área.

Certo dia, em uma dessas palestras me imaginei lá no palco, só tinha um problema, o medo de falar em público, esse desejo ficou de certa forma por muito tempo adormecido.

Tempos depois, abri uma distribuidora de medicamentos com mais dois sócios. Um grande amigo tinha uma rede de farmácia, apesar da amizade, ele não nos comprava, eu precisava fazer algo para reverter esse quadro. Foi então que tive uma grande ideia, oferecer uma palestra para os seus funcionários. O objetivo era iniciar uma parceria comercial e de quebra, superar o medo de falar em público.

Lembro-me como se fosse hoje. Quando lhe ofereci a palestra, sua primeira pergunta foi qual o custo. Disse que bastava ele providenciar um local e o coquetel, seria esse o custo. Claro que ele perguntou também quem seria o palestrante, lhe respondi que seria eu. Ele de certa forma desdenhou, mas topou.

O plano era perfeito, mas o medo de falar em público ainda me assombra. Me veio na memória aquele desejo de estar no palco e a chama reacendeu. Mudei o foco, treinei muito e substitui o medo de falar em público pela vontade de transmitir uma mensagem positiva para aquelas pessoas que estariam na plateia. Deu certo!

Aquela palestra foi uma das melhores experiências profissionais que já tive na vida, a partir daquele dia tive a certeza do eu queria fazer: aprender e ensinar, essa seria minha missão.

A palestra superou todas as nossas expectativas, no coquetel os funcionários disseram que a vontade deles era sair dali e já aplicar, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal o que eles haviam aprendido.

Os objetivos foram alcançados, iniciamos uma parceria comercial e ainda consegui dominar o medo de falar em público.

Muito tempo depois, um dos funcionários me confidenciou que os ensinamentos daquela palestra haviam lhe ajudado a mudar a sua vida, e para melhor. Confesso que fiquei surpreso com a grandeza daquele trabalho e do impacto que causou na minha vida e na vida de outras pessoas.

Já se passaram mais de vinte anos, desde aquela primeira palestra que me ajudou a dominar o medo de falar em público.

Aquele desejo de estar no palco como palestrante, deu lugar a vontade de ajudar outras pessoas a superar seus medos e conquistar seus objetivos.


Acompanhe nosso canal no YouTube

Baixe agora o e-Book:

NÃO HÁ NADA DE ERRADO SE VOCÊ NÃO QUER FALAR EM PÚBLICO

Grátis por tempo limitado!




Comments


bottom of page