top of page

A importância do autoconhecimento

Atualizado: 28 de dez. de 2020


“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

A Arte da Guerra - SUN TZU


No templo de Delfos, na antiga Grécia, estava inscrito o aforismo: “conhece-te a ti mesmo”, apesar da incerteza quanto à sua autoria, uns atribuem a frase ao sábio grego Tales de Mileto, ou mesmo que teria sido dita por Sócrates, Heráclito ou Pitágoras, não importa, o que importa é que essa máxima tem sido uma das mais importantes reflexões do pensamento humano, e nos revela a importância do autoconhecimento.


É incrível como existem pessoas que conhecem mais sobre o funcionamento de máquinas do que sobre si mesmas. Para conquistar seus objetivos você precisa fazer uma profunda imersão dentro de si mesmo e encontrar as respostas, por isso o autoconhecimento é tão importante.


Existem pessoas que trabalham melhor sob pressão, enquanto outras não conseguem produzir nessas condições. Existem pessoas que adoram multidão, outras têm pavor. Umas gostam do barulho, outras preferem o silêncio. Têm pessoas que gostam da agitação, outras da calmaria. Da cidade ou o campo, da praia ou da montanha, do frio ou do calor. A lista de antagonismo é extensa, você pode estar em um dos extremos, ou até mesmo no meio deles, não importa, o importante é conhecer a si mesmo.


Ao longo de minha existência, tive que transformar deficiências em habilidades para superar os desafios impostos pela escola da vida. Isso só foi possível depois que passei a me conhecer melhor, o autoconhecimento é fundamental.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.


SUN TZU, 500 a.C.


Acompanhe nosso canal no YouTube


Baixe agora o e-Book:

NÃO HÁ NADA DE ERRADO SE VOCÊ NÃO QUER FALAR EM PÚBLICO

Grátis por tempo limitado!


Comments


bottom of page